domingo, 11 de maio de 2014

Pré-Projeto

Esse é o Pré-Projeto apresentado durante a disciplina Tópicos Especiais em Artes Cênicas, para a qual iniciamos a construção deste blog.


BATALHAS HOMÉRICAS DE HIP HOP E DANÇAS URBANAS

CÍNTHIA NEPOMUCENO


Essa proposta utilizará o Processo Transcoreográfico, que desenvolvi durante o doutorado, como metodologia para criar um evento piloto que integre a cultura Hip Hop com o texto Homérico da Ilíada. O processo transcoreográfico tem como ponto de partida os temas geradores, com inspiração em ideias de Paulo Freire, a partir de releituras de Isabel Marques (2010). Nesse projeto os temas serão fornecidos pelos textos, que serão discutidos a partir de leituras coletivas com o grupo de trabalho. Os trechos selecionados do texto serão aqueles em que as lutas são travadas entre os mortais, evitando-se as batalhas com a presença física das divindades. Essa escolha se justifica pela necessidade de um corpo de jurados para as batalhas que serão encenadas. O corpo de jurados, devido à sua função hierárquica, será composto pelos deuses do Olimpo. Por esse motivo, nessa encenação eles deverão se manter fisicamente fora das batalhas corporais.

Partes do texto


Serão utilizadas várias passagens onde haja batalhas e combates individuais ou em grupo. Especialmente: Canto III, Canto VIII, Canto XI, Canto XVI, Canto XX (observando-se e excluindo-se a participação dos deuses no combate) e Canto XXI.

Conceito estético


Esse projeto apresenta-se como um piloto de um evento maior que será conduzido em formato de batalhas de breaking e batalhas de MCs. Essas batalhas são eventos interartísticos que integram música, dança, grafite e outras manifestações da cultura Hip Hop. São compostas por um corpo de jurados em número ímpar, DJs, Mestres de Cerimônia (MCs) e dançarinos ou cantores/compositores que travam desafios. Na proposta apresentada teremos uma versão menor de uma batalha de breaking.

O público presente fará parte da cena, como em um evento festivo, a exemplo do conceito de Hans-Georg Gadamer em A Atualidade do Belo: a arte como jogo, símbolo e festa (1977). Para o autor, o simples fato de estarmos presentes em torno de algo que nos foi apresentado, seja festa ou obra de arte, já nos inclui a todos na atividade (GADAMER, 1977, p. 63). Para Gadamer, uma festa é a representação da própria coletividade em sua forma acabada (p. 61). A integração do público à proposta tem como um dos objetivos o estímulo à formação de plateia.

 

Comicidade

Um dos pressupostos do trabalho com o Processo Transcoreográfico é a abertura da composição à coletividade que integra a proposta. Desse modo, todas as possibilidades serão apresentadas aos dançarinos e encenadores, compositores que atuarão para criar RAPs com base nos textos de modo que as teorias da comicidade sejam escolhidas coletivamente.

 

Roteiro Inicial

Para compor a cena inicial teremos dois dançarinos que deverão travar um desafio corporal, um corpo de jurados composto por três deuses do Olimpo, um mestre de cerimônias que será a figura de Homero e um DJ.

A música da batalha será composta a partir do texto da Ilíada e do estudo das escanções rítmicas desenvolvidas e apresentadas pelo professor Marcus Mota em sala de aula.

 

Elenco

Dois dançarinos desafiantes
Um MC
Um DJ
Três Jurados
Estão confirmadas as participações de quatro dançarinos do curso de
Licenciatura em Dança do IFB que poderão atuar em diferentes papéis. Outros artistas
serão convidados a participar.

 

Local de Ensaio

Salas de Dança do IFB

 

Cronograma

04-10 de maio
Primeiro encontro, exposição das ideias. Distribuição de trechos dos textos.
Todos

11-17 de maio
Leitura coletiva, ensaios com processo transcoreográfico. Início da composição musical.
Ensaio: dançarinos e outros artistas
Composição musical: DJ

18-24 de maio
Processo transcoreográfico e continuação da composição musical.
Ensaio: dançarinos e outros artistas
Composição musical: DJ

25-31 de maio
Processo transcoreográfico. Finalização da composição musical.
Ensaio: dançarinos e outros artistas
Composição musical: DJ

01-07 de junho
Finalização da composição
Todos
 
08-14 de junho
Início do processo de ajustes de direção de cena.
Todos
Direção de cena: eu e alguém convidado para contribuir

15-21 de junho
Finalização do processo de ajustes de direção de cena.
Todos
Direção de cena: eu e alguém convidado para contribuir

22-28 de junho
Ensaios
Todos

29 de junho 05 de julho
Ensaios
Todos

06 a 09 de julho
Ensaio Geral
Todos

10 de julho
Apresentação no Cometa Cenas
Todos

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


GADAMER, Hans-Georg. A Atualidade do Belo: a arte como jogo, símbolo e festa. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 1977.

HOMERO. Ilíada. Trad. Frederico Lourenço. São Paulo: Penguin / Companhia das Letras, 2013.

MARQUES, Isabel. Linguagem da Dança: Arte e Ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário